Jateamento Industrial

O jateamento consiste em uma operação em que um equipamento é responsável por propulsionar certo fluxo de materiais em uma alta pressão numa determinada superfície, podendo torná-la lisa ou rugosa, ou ainda dar formas e, até mesmo, fazer a remoção de superfícies contaminantes que estejam presentes.

O procedimento é comumente utilizado para fins de pintura em superfícies metálicas, remoção de ferrugem, carepas e outras operações. O jateamento industrial é uma solução cada vez mais em voga no mercado por se tratar de uma medida tecnologicamente inovadora para lidar com demandas de limpezas e pinturas em âmbito industrial.

Padrões de Jateamento:

Jateamento Simples (Brush-Off) – Padrão Sa 1: O jato é aplicado rapidamente e remove a carepa de laminação solta e outras impurezas. Este tratamento não se aplica a superfícies que apresentam grau A de intemperísmo.

Jateamento Comercial – Padrão Sa 2: Jateamento cuidadoso a fim de remover praticamente toda a laminação, óxidos e partículas estranhas. Caso a superfície possua cavidades (pites) apenas ligeiros resíduos poderão ser encontrados no fundo da cavidade, porém 2/3 de uma área de 1 polegada quadrada deverão estar livres de resíduos visíveis. Após o tratamento a superfície deve apresentar uma coloração acinzentada.

Jateamento ao metal quase branco – Padrão Sa 2 ½: Jateamento total ao metal branco. Elimina-se toda carepa de laminação, óxidos e outras partículas estranhas de modo que a superfície fique totalmente livre de resíduos visíveis. Após a limpeza, a superfície deverá apresentar cor cinza.

Jateamento ao metal branco – Padrão Sa 3: Jateamento total ao metal branco. Elimina-se toda carepa de laminação, óxidos e outras partículas estranhas de modo que a superfície fique totalmente livre de resíduos visíveis. Após a limpeza, a superfície deverá apresentar cor cinza clara e uniforme.